O gerbil chegou? Tudo o que você precisa saber!

Devem ser criados em duplas ou casal.
As femeas são mais ariscas, sendo aconselhável tê-las apenas para reprodução. No caso de pet aconselhamos ter uma dupla de machos! São mais mansos e calmos. NUNCA TENHA UM TRIO! Um belo dia eles começarão a disputar pelo outro sexo e podem se matar. Brigas com gerbos nunca são brigas bobas. 


REPRODUÇÃO:
A femea terá filhotes de 22 em 22 dias. Quando a ninhada atingir 20 dias de idade irá desmamar e a mãe irá parir novamente. Se não for bem calculado um criador de primeira viagem pode se atrapalhar com a quantidade de gerbils. Eles se multiplicam muito rapidamente e com 60 dias as femeas filhotes começam a reproduzir também. Se não forem separadas da mãe poderão acontecer brigas sérias que envolvem mutilação e morte.


O QUE PODE COMER:

- raçao de hamster
- raçao de papagaio
- ração de cachorro (em pouca quantidade e de preferencia para caes grandes, pois desgasta os dentes)
- couve (principalmente o talo)
- banana
- bolahca de agua e sal
- sucrilhos sem açúcar
- uva passa sem açúcar
- maça sem semente
- pão duro (dormido) ou torrada sem manteiga


O QUE NÃO PODE COMER:

- nada com açúcar
- nada com chocolate
- feijão (tóxico para roedores)
- alface (causa diarreia)
- pão fresco
 

FORRAÇAO:
Os meus gerbils sao criados com areia de gato. Custa uns 6 reais e dura muito tempo. Mantem a gaiola sempre limpa e seca, mantem o pêlo dos gebos bonito e não causa alergias.
A serragem deixa o pêlo com aspecto oleoso (tenho um post aqui mostrando o pêlo bom e o pêlo ruim!) e pode ficar com cheiro de xixi. Aconselho a usar apenas areia de gato ou misturar areia e serragem na gaiola! A areia de gato pode inclusive ser aquelas com cheiro.. Alem de tudo os gerbils ficam cheirozinhos.


PARA ROER:
Eles vao roer tudo que encontrarem. vc pode dar rolinhas de papel higiênico ou papel toalha, pedaços de papelão ou ossinhos para cachorro. Aqueles ossinhos brancos em forma de bastão. Pode dar pedaços de papel higiênico para que eles façam o ninho. Nao se preocupe, eles rasgam mas nao comem o papel.


CUIDADOS:
Devem ser pegos com a palma da mão, por cima ou por baixo do corpo. Nunca carregue pelo rabo, pois ele é frágil e você pode arrancá-lo ou quebrá-lo, alem de deixar o gerbil agressivo (tenho um post aqui para gerbil com rabo quebrado!). Nunca carregue seu gerbil pela pele da nuca (como alguns fazem com hamsters) pois o gerbil ficara bravo principalmente com você… E um gerbil bravo é bem complicado.
Se a rodilha for de metal, você deve passar esparadrapo pela grade onde o gerbil vai pisar. Feche a grade com o esparadrapo para que o gerbo não prenda uma pata ou o rabo e acabe se mutilando. Eles sao mais agitados quando novinhos, conforme crescem vao ficando mais lentos e gordinhos.

Acostume bem o macho com você, pois é ele que será seu amigo quando iniciar a reprodução. 
A fêmea geralmente é mais isolada e fica meio arisca quando esta prenhe ( o que é quase o tempo todo! ). 

Então conquiste o macho para ele ser seu amigo.
Filhotes de 30 dias