Tumores


Ratazanas, Hamsters, Gerbils, Camundongos, Topolinos, Chinchilas, Porquinhos da índia... Todos estão sujeitos ao aparecimento de tumores. Geralmente eles aparecem como uma bolinha embaixo da pele que começa a crescer até virar um caroço. Geralmente não abre nenhum ferida, mas o tamanho do tumor pode atrapalhar o animal de se mexer.

Infelizmente não há praticamente nada que possa ser feito.
Na maioria das vezes os tumores aparecem em animais velhos (cerca de 3 anos para os roedores pequenos e 6 anos para chinchilas). Então se o animal é idoso e tem um tumor, mexer só pioraria a situação.
  20080308Hamster_Dwarf_2_years_Large_Fat_Tumour_Anaesthesia_ToaPayohVets.jpg

COMO AGIR?
Observe a movimentação do roedor. Veja se ele está comendo, andando, dormindo de forma normal. Se o animal ficar mais quieto que o normal e com olhos bem abertos é sinal de que está sentindo dores =(
Na maioria das vezes estes tumores de idade não doem e o gerbil vive normalmente com ele.. Cavando, roendo e as vezes até usando a rodinha.

O QUE FAZER?
Se o animal estiver normal, você não deve fazer nada. Apenas saiba que ele está no fim da vida e lhe deixe feliz por esse tempo que falta. Dê uma alimentação balanceada e com guloseimas, brinquedinhos, passeios fora da gaiola... Faça tudo o que o animalzinho gosta para que ele seja feliz nesses dias ou meses que ainda tem de vida.

Se o animal estiver sofrendo com dores, sem se alimentar ou sem se mexer, seria o caso de levar a um veterinário para que seja sacrificado. É triste, mas se não tem solução chega a ser desumano deixar o bixinho sofrendo dia após dia até o tumor o matar. A decisão da eutanasia vem de cada dono e do nível de sofrimento do animal afetado.

Infelizmente, mexer no tumor só pior a situação e faz o animal sofrer mais. As vezes ele não está sentindo dor alguma, e por mexer, começa a doer ou mata o animal.


ATENÇÃO!
ESTOU FALANDO APENAS DE TUMORES SEM ABCESSO, MACHUCADO, PUS...


NOS GERBILS
O tumor da glândula odorífera é o tipo mais comum de tumor nos gerbils, e ocorre com mais freqüência nos  mais velhos. A glândula é uma pequena mancha sem pêlos na pele da barriga do gerbil, existe um post específico para a glândula de odor inflamada! Notável inicialmente como um pequeno caroço, o tumor continuará crescendo se não for tratado. Este tipo de tumor ocorre com mais freqüência nos machos, mas também ocorrenas fêmeas. Leve seu gerbil a um veterinário especializado em pequenos animais. Estes tumores são normalmente extraídos, e há uma grande possibilidade de uma completa recuperação.