Sarna no gerbil e outros roedores

Imagem retirada da internet

Os ácaros que provocam a sarna podem estar presentes no animal por muito tempo sem que você perceba... E em um momento de stress do gerbil, estes ácaros podem começar a agir e se multiplicar. 
Qualquer roedor doméstico está sujeito à sarna. Chinchilas, Porquinhos da Índia, Camundongos, Hamsters... Todos!

O Trixacarus Caviae é um parasita que ataca unicamente os porquinhos da índia, cavando galerias na pele do animal e provocando uma coceira insuportável, que muitas vezes pode levar o animal a ter convulsões. Esta sarna não é transmitida aos humanos.


Nos outros roedores o ácaro mais comum a provocar a sarna é o Chirodiscoides, que vive na base dos pêlos e provoca apenas coceira moderada.

Imagem retirada da internet
  • APARÊNCIA
Pele sem pêlos, com ferimentos e crostas que vem principalmente da coçada frenética do animal atacado.
A coceira costuma ser tão chata, que onde o animal alcança para coçar pode chegar a sangrar, devido a ferimentos feitos com as unhas e dentes.



  • LOCAIS ONDE A SARNA MAIS APARECE
  1. Pescoço
  2. Escápulas
  3. Abdomen
  4. Pate interna das coxas
  5. Orelhas

  • DESCOBRINDO A SARNA

Para procurar pelas sarnas pegue algumas folhas de papel higiênico branco sem perfume e embrulhe seu gerbil, deixando a cabeça de fora. Espere um minuto ou dois e abra o embrulho, procurando minuciosamente por manchas ou bolhas vermelhas.



  • SINTOMAS DA SARNA
Você vai notar seu roedor se coçando muito. A pele pode ficar careca ou apresentar as feridas e crostas. O animal tende a ficar sem paciência, irritado e antissocial. Você deve pegar o roedor na mão com muito cuidado para não levar algumas mordidas. O gerbil pode deixar de comer e beber água normalmente, pelo desconforto da coceira.


  • TRANSMISSÃO
A transmissão se dá pelo contato direto ou indireto entre um animal infectado e outro não. Os ovos são colocado em buraquinho cavados na pele e ficam ali até eclodirem. Então se você tem a suspeita de que um roedor seu está infectado pelos ácaros da sarna, deve tratar TODOS os roedores para que nenhum deles se torne o hospedeiro.



Imagem retirada da internet


  • COMO AGIR

Se você descobrir que seu gerbil está com sarna, você deve procurar na pet shop ou no veterinário um spray anti pulgas para hamsters e gerbils de Piretrina a 0,66%.
Primeiro limpe a gaiola e todos os acessórios com água sanitária ou alcool. É indicado inclusive deixar o mínimo de coisas possível na gaiola, deixe o espaço o mais aberto possível. Depois, borrife o spray em toda a gaiola e também nos acessórios. Borrife também o lado de fora do bebedouro. Quando você puser forração nova, borrife-a também.

Use o spray na forração velha antes de jogá-la fora. Feche bem o saco de lixo e borrife-o por fora também. Coloque-o numa cesta de lixo com tampa. Borrife os gerbils, certificando-se de que eles estão molhados do rabo às orelhas. Agora borrife suas mãos, molhando-as, e cuidadosamente passe o medicamento na pelagem da cabeça do animal. Massageie-o suavemente para garantir a penetração do medicamento.

O veterinário irá dar uma dosagem correta do medicamento e pode passar alguma coisa para os ferimentos e crostas, dependendo de como eles estejam. Por isso é muito importante que você leve seu roedor para um especialista olhar!


  • COMO SABER SE O ANIMAL SE CUROU

Repita o teste do papel higiênico diariamente, e use o spray sempre que encontrar vermes. Você precisa seguir todos os passos descritos acima muitas vezes antes de estar definitivamente livre da infestação.
O mesmo vale para qualquer roedor pequeno que apresente sarna. O spray é indicado para hamster, topolinos, twisters, camundongos, porquinhos da índia e gerbils.


Imagem retirada da internet

Fonte: