Vitaminas na dose certa - Roevit


Muita gente acha que como os Esquilos da Mongólia são animais provenientes do deserto, eles não precisam de água. Isso é um absurdo! Os gerbils precisam muito de água e você deve diariamente trocar e oferecer água fresca para seus animais. Lembre-se que em hipótese alguma o bebedouro pode ficar no sol, para que nunca esquente a água.

Na água, você pode acrescentar 2-3 gotas de vitamina própria para roedores e pequenos animais. Uma excelente que existe no mercado é o ROEVIT da Labcon, facilmente encontrado em petshops e aviculturas, custa em torno de 15 reais. Ele é um polivitamínico que estimula o apetite além de repor taxas de proteínas e vitaminas que estejam debilitadas .
Mas suplementos vitamínicos não são necessários se você der uma alimentação balanceada. Eu aconselho a oferecer o ROEVIT ou outro suplemento quando estiver com algum gerbil doente, a fêmea estiver grávida ou em estações muito frias. Você não precisa por na água todos os dias, mas uma vez por semana, nestes períodos, é o suficiente.


Além de pingar o suplemento na água dos esquilos da mongólia, você pode comprar de vez em quando um osso de cálcio vitaminado, rico em minerais. Ele também repõe um pouco das vitaminas e dos minerais, auxilia no desgaste dos dentes e mantém seu gerbil um pouco distraído.
Um bom exemplo desses cãlcios vitaminados é o RODENT da alcon, feito com minerais e algas marinhas e que custa cerca de 8 reais no mercado. Mas lembre-se, esse não é um item indispensável! É totalmente opcional e serve apenas como complemento.
Ambos com suplementos servem para qualquer roedor! Tanto o ROEVIT como o RODENT servem para hamsters, gerbils, chinchilas, porquinhos da índia, ratazanas, camundongos e topolinos.


QUANDO UM GERBIL DEVE USAR VITAMINA?
  • Quando for alimentado apenas com sementes ou ração pobre
  • Quando estiver debilitado e se recuperando de uma doença
  • Quando estiver com falta de pêlos ou dentes
  • Quando estiver emagrecendo e comendo pouco
  • Quando a fêmea estiver com uma ninhada de mais de 5 filhotes (muito pouca vitamina!)
  • Quando os filhotes estiverem magros, não conseguindo leite suficiente da mãe (muito pouca vitamina!)

VITAMINA DEMAIS MATA!

Não pense que vitamina "quanto mais, melhor", porque não é. A vitamina precisa ser dada apenas para animais que realmente precisem, pois se o animal ficar com mais vitaminas que o necessário, começará a ter sérios problemas e pode morrer. Muita gente mata os roedores por execesso de vitaminas, que fazem alguns órgãos, como o rim, pararem de funcionar. As vitaminas vão intoxicando o animal e se forem dadas demais, mais atrapalham do que ajudam. Certifique-se de dar uma ração extrusada de qualidade para seus esquilos, para evitar que eles tenham deficiência vitamínica, dando um suplemento como o Roevit apenas de vez em quando, se houver necessidade.

Excesso de vitamina A pode intoxicar lentamente e matar. Se você dá uma ração que já tem os níveis necessários de vitamina A e, por acaso, dobra essa quantidade com roevit, glicopan, vitagold, ou outro suplemento, você pode estar intoxicando seus gerbis aos poucos. Isso quando a pessoa não resolve dar todas as vitaminas que pode, achando que está fazendo um super bem ao gerbil.

Então não dê vitaminas para seu gerbil se ele não estiver com um dos problemas citados acima!


ROEVIT CANCERÍGENO? NÃO!

Tem algumas pessoas que saem espalhando que o suplemento Roevit seria cancerígeno e que por isso não deveria ser dado à nenhum roedor. Mas isso não é verdade. As pessoas reclamam de um componente da fórmula do Roevit, mas esquecem que TODOS os complexos vitamínicos tem esse mesmo componente, inclusive as rações extrusadas para roedores e as rações para cães de raças miniatura. Ou seja, se for cancerígeno, tudo será! Afinal, tudo é feito com o mesmo produto.

O que acontece é que as pessoas entopem o animal de vitaminas, causam uma hipervitaminose, prejudicam, intoxicam e as vezes matam o animal. Aí, ao invés de pensarem a respeito, preferem dizer que o Roevit não presta e culpar ele pela morte do gerbil. Mas por favor, não é o Roevit que faz mal, é QUALQUER vitamina em excesso! Não saia dando suplementos sem que o animal precise e pode confiar que o Roevit é seguro!

Aliás, eu confio MUITO mais no Roevit que nos outros complexos e suplementos vitamínicos que podem ser dados (vitagold e glicopan), afinal o roevit é feito exclusivamente para roedores. As outras vitaminas costumam ser muito doces e podem causar até diabetes e cáries no gerbil. Então sempre use produtos próprios para o seu animal e respeite a dosagem prescrita na embalagem ou pelo veterinário.

Texto: Vivian Roncon