Dermatites e Problemas de Pele

O QUE É DERMATITE?
Imagem retirada da internet
É a inflamação das camadas da pele. Ela aparece como vermelhidão, inflamação, coceira e escamação. Existem vários tipos, mas a principal dermatite é a por contato.


O QUE É DERMATITE POR CONTATO?
É aquela que aparece depois que a pele entra em contato com alguma substância específica, bem parecido com uma alergia, mas a área da vermelhidão é bem delineada.



DERMATITE NASAL NO GERBIL
O gerbo fica com o focinho avermelhado e pode perder a pelagem no local. A narina fica inchada e em um tom que vai do rosa ao vermelho, algumas vezes dando a impressão de sangramento.


CAUSAS
  • Reação Alérgica
  • Algum componente da Forração
  • Papelão com produto químico (tintura, cola, etc...)
  • Madeira perfumada 
  • Roer as grades da gaiola
  • Bactéria (Estafilococos Bacilos)
Ela aparece principalmente por uma reação alérgica da forração usada na gaiola ou aquário. Os gerbils não podem viver em serragem de pinho ou cedro, pois são alérgicos a madeiras perfumadas. Infelizmente aqui no Brasil toda serragem que se vende é de uma destas duas madeiras. Por isso eu uso e aconselho todos a usarem areia de gato como forração.

O ideal é que eles vivam em aquários, biotérios grandes ou caixas organizadoras, pois em gaiolas eles começam a roer compulsivamente as grades. Além de descascar a tinta das grades, que pode trazer alergia, quando o gerbil rói ele esfrega muito o focinho contra o ferro. O nariz do gerbo pode ficar sem pêlo e a fricção contra a grade com tinta descascada costuma irritar a pele e fazer a dermatite nasal aparecer.

Quando a dermatite se dá pela ação bacteriana, a pele que sofreu alguma irritação ou lesão é contaminada pelo estafilococos bacilos, dando origem ao problema de pele.


TRATAMENTO

Troque a forração e coloque o gerbil em uma caixa organizadora até que melhore. Assim você evita que ele continue roendo as grades e irritando mais a pele do focinho. Coloque areia de gato sem perfume como forração e remova todos os brinquedos e casinhas de madeira.
Procure um veterinário para que ele ministre algum medicamento. Se for uma dermatite bacteriana o veterinário deve receitar um antibiótico tópico ou para por na agua do gerbil. Se a medicação for na água, separe ele dos outros para que gerbils saudáveis não tomem um remédio que não precisam.

Repare se a inflamação não piora e se não aparece pús. Se aparecer leve-o imediatamente ao veterinário para fazer o tratamento com antibióticos. A dermatite que dá no corpo do animal é um pouco menos grave e mais fácil de tratar que a dermatite nasal.

Tem aqui uma postagem onde mostro o caso de um gerbil com dermatite nasal e faço todo o tratamento, indicando os remedios que usei. Dá uma conferida NESSE LINK AQUI.


Imagem do site   ratterybrasil.blogspot.com

FALHA DE PELO NO FOCINHO
Aqui tenho um gerbil que não chegou a machucar o nariz, apenas esfolou ele na grade da gaiola e perdeu o pelo. Nesse caso não precisa fazer nada. Vou falar mais sobre o assunto em outra postagem.



Esse aqui é outro exemplo de gerbil sem pelo no focinho.


E o Henrique Cunha teve um problema parecido com a sua fêmea Maya. 
Ela ficou com uma dermatite bem feia de esfolar a boquinha para roer.



Texto: Vivian Roncon 
Fotos da Maya: Henrique Cunha

Fonte das Imagens:
The Gerbil Fórum   http://gerbilforum.proboards.com/
Gerbo Manina    http://gerbomania.blogspot.com.br
Gerbils Dai    http://gerbilsdai.blogspot.com.br
Rattery Brasil   ratterybrasil.blogspot.com