Muda / Troca de pelagem

O pêlo do gerbil não é sempre o mesmo! Várias vezes por ano a pelagem do gerbil é totalmente substituída por uma nova. Em algumas cores de gerbo, é possível ver alteração de tom nos pêlos, expressivamente notada nos nutmeg! Que nascem laranja (ou cinza claro no caso dos blue fox) e ao trocarem de pelagem ficam com a cor escura e a aparência de noz moscada, nutmeg.

É visível em qualquer gerbil a mudança dos pêlos, mas no nutmeg a diferença entra a pelagem velha e a nova é gritante. Procurei estas fotos na internet para ilustrar como é um nutmeg durante a primeira troca de pêlos. Imagens do blog Lindo Gerbil.

 


LINHA DE MUDA DE PELAGEM


Nas outras cores de gerbil, você identifica que ele está na muda de pelagem pela "linha de muda" que aparece na sua costa. A troca dos pêlos inicia na parte de baixo do gerbil e vai subindo pelas costas até sumir na cabeça.

Nas fotos a seguir eu mostro o meu Damon, golden agouti, com a linha de muda bem marcada! O que aparece da linha para cima é pelagem velha e da linha para baixo é pelagem nova.

 


Esta linha vai subindo pela costa do gerbil até sumir na sua cabeça. No final a pelagem nova fica uniforme e totalmente sem falhas (a não ser que o animal tenha uma cicatriz grande em algum lugar... Em cicatrizes o pêlo não nasce). É comum também que no início da muda o gerbil apareça com o rabo careca. Poucos dias depois deve aparecer a linha de muda na costa do animal e logo o rabinho dele estará com todos os pêlos novamente!

Se esse não for o caso do seu gerbil, dê uma olhada nesse post onde falo sobre queda de pêlo e falhas na pelagem.

Texto e fotos da linha de muda: Vivian Roncon
Imagens de Nutmeg: Lindo Gerbil em lindogerbil.blogger.com