Como fazer uma Casinha de Coco para roedores

Foto de Bruna Menas

Esse tutorial ensina a fazer aquelas casinhas de coco lindas pra gerbil, hamster ou camundongo, que dão um ar super fofo e rústico à gaiola / aquário dos roedores! O tutorial não é meu, foi feito pela Adriana Tolentino e eu estou apenas compartilhando ele aqui no Blog. Vou fazer umas casinhas pra mim e aí posso fazer um vídeo ou bater mais fotos para complementar o tutorial! Espero que gostem e que seus animais também! Essas casinhas servem até para pendurar em gaiolas de periquitos.
Vivian Roncon

                                                                  

TUTORIAL --- CASINHA DE COCO

Cedido por Adriana Tolentino para o Gerbil e CIA Blogspot




Este é um pequeno tutorial que fiz para aqueles que desejam fazer uma casinha de côco para seus pequeninos roedores. 

Como alguns equipamentos são perigosos e podem ocasionar acidentes graves, sugiro que, caso seja uma criança/adolescente, peça ajuda para um adulto.
Materiais Necessários
  • Coco seco, daqueles comprados em lojas de frutas
  • Jornal – para forrar o local onde for trabalhar com o coco
  • Micro retífica  com disco de corte grande (cinza)
  • ou Furadeira com um serra copos (do tamanho que você quer a portinha)
  • Uma lixa tubo grande (para a mini retífica) ou uma lixa normal.
  • Colher e faca de serrinha

Passo-a-Passo
1º - Colocar o coco em uma superfície plana coberta pelo jornal. Posicionar o coco de forma que as  três manchas escuras (buracos do coco) fiquem voltadas para cima.
2º - Furar uma (ou duas) das manchas (buracos) do coco com a ponta da faca (pode ser uma faca menor com ponta) fazendo movimentos circulares.   

3º - Retirar toda a água do coco em um copo caso queira utilizá-la depois.

4º - Apoiar o coco na superfície plana, sobre o jornal, com o espaço do meio (entre os furos superiores e a parte inferior) voltado para cima. Se for utilizar a mini retífica, faça um desenho circular do tamanho da abertura que deseja neste local. Essa será a porta da casinha.

5º - Pode ser feito tanto com a mini retífica quanto com a furadeira, então vou colocar os dois procedimentos separados.

- Com a mini retífica -
 Utilizando o disco de corte grande (cinza) vá passando sobre o desenho da porta feito anteriormente até que a casca que está sendo cortada se solte. Esse procedimento demora um pouco, pois é necessário que o disco seja passado várias vezes no mesmo local. Além disso, tenha cuidado ao passar o disco, pois ele pode escorregar e fazer cortes pequenos em locais do coco que não se deseja cortar.

- Com o serra copos na furadeira - Deve ser do tamanho da porta que deseja – neste caso, utilizando a furadeira, faça o corte da porta. Nos dois casos, com a mini retífica ou com a furadeira, se você for uma criança, sugiro que peça a um adulto para auxiliá-lo, pois são equipamentos perigosos que podem ocasionar acidentes graves.
 
6º - Com a colher, retire toda a polpa branca do coco pelo buraco. Continue o processo até que todo conteúdo seja removido e o interior esteja com cor marrom-escura. Como a abertura será pequena e no meio do coco, tenha cuidado nessa etapa para não forçar muito e quebrar o coco. Neste caso, eu sugiro que utilize uma faquinha de serra e faça cortes na polpa do coco, facilitando sua retirada com a colher, a qual pode ser posicionada entre a polpa e a casca do coco.

7º - Após a retirada de toda a polpa, tire todos os fios que ficam na parte externa da casca com uma faquinha lisa e depois lixe toda a casca para deixá-la lisinha.

8º - Coloque a casca do coco para ferver e retire após a água estar bem escura. Pode ser fervido de novo, em uma nova água, se achar necessário. O objetivo aqui é retirar todo o cheiro do coco, principalmente porque alguns ficam com um cheiro meio azedo que pode incomodar seu pequenino (aconteceu aqui...rsrsrs).

9º - Coloque a casca do coco para secar no sol por um período de 24 a 48 horas.

10º - Pronto, pode usar sua casinha coco \o/\o/

OBS: Você pode abrir mais um furo na parte superior e colocar um gancho com algum arame se quiser que ela fique suspensa no gerbilário/terrário. Pode também colar a tampa que retirou da abertura ou um pedaço de madeira (pesado) na parte inferior se quiser que ela fique no chão do aquário. Pode ainda deixá-la solta no gerbilário/terrário que eles irão colocá-la como quiserem, embora ela fique rolando para todo lado...rsrsrsr.

Texto e Tutorial: Adriana Tolentino
                                                                 

E ai? Gostaram? Gente do mundo inteiro usa o coco seco para fazer tocas de roedores. Alguns fazem suas próprias casinhas com coco, outros compram cocos prontos em petshops e lojas virtuais. O legal é que, principalmente para os gerbils, o coco pode ser roído sem problemas ou riscos! 

Aqui tem algumas fotos de gerbos em suas tocas de coco, para inspirar vocês a fazerem também!

Foto de Luciele Lieven

Foto de Ygor Kiefer


Texto: Vivian Roncon
Tutorial Completo com Imagens: Adriana Tolentino
Imagens: Creditadas individualmente