Mordida de Gerbil / O que fazer e como evitar levar uma!



MUITA GENTE TEM ESSAS DÚVIDAS!

  • Precisa tomar vacina depois que levar uma mordida?
  • Precisa ir pro Hospital?
  • O gerbil nunca mais vai gostar de mim?
  • Vou pegar alguma doença?
  • Como cuidar da mordida?
A mordida de um esquilo da mongólia é igual a uma de hamster ou twister, e independente do roedor que te mordeu, os cuidados e riscos são os mesmos! Tem um vídeo no youtube onde mostro um gerbil me mordendo e explico sobre o assunto.



PASSA DOENÇA?
A mordida NÃO passa doença, pois não existem zoonoses deles para os humanos. Não precisa de cuidados especiais e deve se tratar ela como se fosse um ferimento normal. Apenas deve-se limpar bem o local, de preferência com sabão, e depois passar algum antisséptico para machucados (riffocina, mertiolate, qualquer um para ferimentos).



A mordida dói muito e fica alguns dias doendo, pois além do furo dos dentes tem o aperto na carne. Então é um machucado pelo aperto + o machucado do dente. Por isso as vezes até fica roxo em volta da mordida.

MORDIDA DE RATO
A mordida de rato twister costuma ser a pior de todas! Pois eles possuem dentes bem grandes e uma força muito maior. Uma rata com filhotes pode ficar muito agressiva e o dono deve tomar cuidado ao tentar mexer, pois mordidas de ratazana costumam fazer cortes grandes, as vezes mais largos que 1 dedo de tamanho.

MORDIDA DE HAMSTER
Os hamsters são estressadinhos, principalmente os anão-russo (vulgo hamster chinês de petshop). Esses nervosinhos costumam tentar morder e quando consegue machucam mesmo.

MORDIDA DE GERBIL
Já os esquilos da mongólia só mordem feio em casos extremos, durante uma apresentação ou briga, quando são ariscos e não tem costume com humanos ou quando você machucar eles. Nesses casos, o gerbil não só vai morder como ele pode ficar pendurado no seu dedo e não largar! Nesses casos você deve se acalmar e fazê-lo soltar a mordida sozinho, pois se puxar o animal irá abrir um corte enorme no local e pode machucar feio o animal.

Texto e Vídeo: Vivian Roncon